segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Capoeira

A capoeira é uma luta 100% brasileira foi criada no século 17 por escravos africanos da etnia bantos. Por causa da origem, ficou proibida oficialmente até 1937, embora nunca tenha deixado de ser praticada. Nos anos 30, o baiano Manuel dos Reis Machado, o mestre Bimba, tirou os capoeiristas do chão, quebrou o gingado e incorporou golpes de outras lutas. Sua criação, a capoeira regional, se diferencia até hoje da capoeira angola, mais tradicional e difundida a partir da década de 1910 pelo baiano Vicente Ferreira, o mestre Pastinha. No século 20, a capoeira virou esporte, com direito a confederação nacional.

Nesta primeira a aula foi ensinado pela professora Keith o gingado e alguns golpes típicos da capoeira. Para iniciar a aula a professora promoveu um aquecimento ao estilo mãe cola, cuja um aluno seria a mãe e teria que colar os demais, após  ser colado o aluno só poderia ser descolado quando outro fizesse o movimento de meia-lua (aplica-se estando em pé. Através de um movimento de rotação, um pé fica firme ao chão em quanto o outro sobe varrendo a horizontal atingindo o adversário com a parte externa do pé) sobre sua cabeça. Em seguida continuo a mesma brincadeira só que desta vez após a meia lua de frente o aluno se afastaria e teria que bater as duas mãos abaixo das pernas frente aos que estava sendo descolado. Em seguida seguiam-se os mesmo movimento anterior, só que além da defesa das mãos agora fazia o movimento meia-lua de costas para quem estava colado.
1- Gingado 5- Meia lua de frente

O primeiro movimento explicado pela professora foi o gingado da capoeira, onde deve –se abaixar o tronco, manter as pernas  semi flexionadas, sendo a que esta  estendida deve ficar parale-lo a de apoio para que ambas não se cruzem e derrubem quem esta jogando. Após todo mundo praticar o gingado, foi dividido a turma em duplas para continuação da prática.
Outro movimento desenvolvido foi a cocorinha, onde o jogador fica abaixado com uma mãos sobre o rosto em defesa  e a outra de apoio no chão.
Em seguida foi desenvolvido uma jogada onde os jogadores  começavam gingando e após um oponente ficava em cocorinha e o outro fazia sobre ele uma meia-lua de frente  seguida de uma de traz.
Outro movimento foi o Aú,. O Aú  é indispensável na pratica da capoeira, por ser um dos passos mais usados. É um movimento de locomoção do capoeirista na roda, que permite aproximar-se ou afastar-se do oponente, armando ataques e executando defesas.
§  Aú aberto ou estrela: É utilizado no início e na saída da roda. Consiste em colocar as mãos no chão e depois os pés para o alto, e termina-lo em pé.
§  Aú fechado: É semelhante ao rolê, acrescentando-se um salto.
§  Aú dobrado: A entrada do movimento é semelhante ao aú aberto, mas na metade do movimento dobra-se a coluna para sair de frente.
§  Aú trançado: Movimento em que se entra no aú aberto mas troca-se as pernas "trançando-as", sendo a perna que impulsiona o corpo a primeira que vai tocar o solo.
§  Aú sem mãos: É o mesmo movimento do aú aberto, mas executado sem o emprego das mãos


Ao final da aula montou-se uma verdadeira roda de capoeira aonde em duplas os jogadores entravam na roda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário