segunda-feira, 11 de agosto de 2014

2º Aula Prática / Teorica - Jogos de Oposição


A Educação Física tanto no contexto Escolar como Treinamento Desportivo é uma excelente ferramenta para trabalho corporal, a aquisição de valores e princípios essenciais para a formação do ser humano como um todo, com isso as lutas dentro do ambiente escolar é uma maneira de buscar esses aspectos e devi ser abordada de forma reflexiva, a propósitos mais abrangentes que apenas o desenvolvimento de capacidades físicas.
Os Jogos de Oposição abordados durante as aulas tem como característica o ato de confrontação que acontece entre duplas, trios ou até mesmo em grupos cujo objetivo é vencer o adversário, impor-se fisicamente ao outro, respeitando às regras e acima de tudo assegurando a segurança do colega durante as atividades.
Durante a vivencia dos jogos a criança estará sendo estimulada a trabalhar os aspectos cognitivo, sócio-afetivo e motor e desta forma a atividade visa contribuir para o desenvolvimento integral do aluno.
Recursos motores: assegurar um bom desenvolvimento da postura e base, controle do equilíbrio, coordenação dos movimentos, tirar, empurrar, apreender, levar, tocar, arrastar, evitar, levantar, imobilizar, voltar.Cognitivos: elaborar estratégias, construir e apropriar-se das regras de funcionamento, avaliar, decidir, observar, reconhecer, comparar.Sócio-afetivo:dominar as suas emoções, canalizar a sua agressividade, respeitar as regras, aceitar a derrota, respeitar o outro. 
Dentre a classificação dos Jogos de Oposição podemos classificá-los em três grandes grupos:
1. Jogos que aproximam os combatentes, curta distência: Estes jogos são procedentes dos esportes de combate que mantém contato direto (corpo a corpo), os quais consistem em tirar, empurrar, desequilibrar, projetar e imobilizar. Entre estes Jogos de Oposição podemos citar o Judô, Luta olímpica, Jiu-Jitsu, sumô etc.
2. Jogos que mantêm o adversário á média distância : estes jogos têm como característica não manter contato direto com seu adversário, este contato só se da no momento da aplicação de uma técnica. Os exemplos que podemos destacar são o Karatê, Boxe, Muay Thay, taekwondo.
3. Jogos que utilizam um implemento: Esgrima e Kendo.
Segundo Olivier, 2002, os jogos de oposição podem se classificar em 6 tipos:
ü  Atenção e rapidez
ü  Conquista de objeto
ü  Conquista de território
ü  Desequilíbrio
ü  Reter e Imobilizar
ü  Combate


     No primeiro momento da aula teve uma rápida conversa com os alunos sobre o conteúdo da aula daquele dia
      A aula do dia 11/08/14 iria trabalhar com iniciação esportiva, com os jogos de oposição, onde envolve uma ação de ataque e outra de defesa, os jogos de oposição se dividem em seis partes, as mesmas mencionadas acima.
A aula foi feita com brincadeiras lúdicas onde na maioria dos exercícios utilizavam as seis divisões de jogos de oposição.
Primeira atividade – Mãe e cola. A pessoa que tivesse colada para ser descolado outro aluno teria que parar a frente dele e fazer uma saudação de respeito com ele, assim o amigo seria descolado e poderia continuar a brincadeira.
Atividades abaixo foram de Ação e Rapidez.
Segunda atividade- Mãe e cola, a pessoa que for colada terá que ficar de joelhos e esperar um aluno livre parar a frente dele e se ajoelhar e fazer a saudação para ser descolado, fazendo isso o aluno é descolado e continua a brincadeira.
Terceira atividade- Mãe e cola, o aluno que fosse colado irá ficar de cocorinha ( como na capoeira ) e para ser descolado outro aluno terá que realizar uma passada de perna por  cima da cabeça do amigo, assim ele é descolado e continua a brincadeira.
Quarta atividade- Mãe e cola, o aluno colado entenderia seu braço a frente e com as mãos abertas, para ser descolado outro aluno teria que realizar um chute em meia altura na mão do amigo para descolar, assim ele pode continuar a brincadeira.
Terminando essas tarefas a professora deu um feedback para nós, que como as atividades são de iniciação os alunos teriam que buscar a melhor forma de esquivar, nós professores devemos passar para eles qual a maneira mais certa de tomar a decisão e isso vai levar uma melhora lá na frente quando for trabalhada a técnicas.
Atividades abaixo são relacionadas à conquista de território:
Primeira atividade – Pique Bandeira, os alunos foram divididos em duas equipes, sendo o objetivo roubar a bandeira da equipe adversaria e trazer para seu campo para defender sua bandeira a equipe pode imobilizar ou segurar, quem conseguir fazer isso ganha à rodada.
 Segunda atividade-  Pique bandeira com bola, os alunos foram divididos em Homens e Mulheres, objetivo era roubar a bola do campo do adversário e trazer ela dentro de um circulo feito de cordas, a equipe que conseguir fazer isso ganha a rodada.
Atividades abaixo são relacionadas à conquista de objeto:
Primeira atividade- Os alunos foram divididos em duas equipe, Power Rangers e Bem 10, eles receberam uma numeração de 1  à 10, tendo cada um seu numero a brincadeira consistia em chegar o mais rápido em uma bola ao centro e leva-la ate um circulo, quem chegasse primeiro com a bola no circulo ganhava.
Atividades abaixo são relacionadas a Desequilíbrio.
Primeira atividade- Em duplas, cada um ficaria dentro de um quadrado, o adversário tem como objetivo retira-lo do quadrado desequilibrando, quem conseguisse remover primeiro do quadrado ganhava a atividade.
  Segunda Atividade- Em duplas, cada um fica em um quadrado com os braços estendidos para o amigo, o objetivo era puxar o amigo e retira-lo do quadrado, quem conseguisse fazer isso ganhava a atividade.
Terceira atividade-  Em duplas, o dois alunos ficam sentados com os joelhos flexionados e encostam pé com pé, objetivo encostar o pé do amigo no chão desequilibrando, quem atingisse o objetivo primeiro ganhava a atividade.

No final da aula, a professora apresentou as diversas maneiras de serem trabalhados os jogos de oposição, também junto as atividades apresentarão  outros exercícios, como o de força e isometria, sendo eles de forma lúdica.


http://www.efdeportes.com/efd141/metodologia-de-ensino-dos-esportes-de-combate.htm




Nenhum comentário:

Postar um comentário