A Educação Física tanto no contexto Escolar como Treinamento Desportivo é uma excelente ferramenta para trabalho corporal, a aquisição de valores e princípios essenciais para a formação do ser humano como um todo, com isso as lutas dentro do ambiente escolar é uma maneira de buscar esses aspectos e devi ser abordada de forma reflexiva, a propósitos mais abrangentes que apenas o desenvolvimento de capacidades físicas.
Os
Jogos de Oposição abordados durante as aulas tem como característica o ato de
confrontação que acontece entre duplas, trios ou até mesmo em grupos cujo
objetivo é vencer o adversário, impor-se fisicamente ao outro, respeitando às
regras e acima de tudo assegurando a segurança do colega durante as atividades.
Durante a vivencia dos jogos a criança estará sendo estimulada a trabalhar os aspectos cognitivo, sócio-afetivo e motor e desta forma a atividade visa contribuir para o desenvolvimento integral do aluno.
Durante a vivencia dos jogos a criança estará sendo estimulada a trabalhar os aspectos cognitivo, sócio-afetivo e motor e desta forma a atividade visa contribuir para o desenvolvimento integral do aluno.
Recursos
motores: assegurar um bom desenvolvimento da postura e base, controle do
equilíbrio, coordenação dos movimentos, tirar, empurrar, apreender, levar,
tocar, arrastar, evitar, levantar, imobilizar, voltar.Cognitivos: elaborar
estratégias, construir e apropriar-se das regras de funcionamento, avaliar,
decidir, observar, reconhecer, comparar.Sócio-afetivo:dominar as suas emoções,
canalizar a sua agressividade, respeitar as regras, aceitar a derrota,
respeitar o outro.
Dentre
a classificação dos Jogos de Oposição podemos classificá-los em três grandes
grupos:
1.
Jogos que aproximam os combatentes, curta distência: Estes jogos são procedentes dos esportes
de combate que mantém contato direto (corpo a corpo), os quais consistem
em tirar, empurrar, desequilibrar, projetar e imobilizar. Entre estes Jogos de
Oposição podemos citar o Judô, Luta olímpica, Jiu-Jitsu, sumô etc.
2. Jogos
que mantêm o adversário á média distância : estes jogos têm como característica
não manter contato direto com seu adversário, este contato só se da no momento
da aplicação de uma técnica. Os exemplos que podemos destacar são o Karatê,
Boxe, Muay Thay, taekwondo.
3.
Jogos que utilizam um implemento: Esgrima e Kendo.
Segundo
Olivier, 2002, os jogos de oposição podem se classificar em 6 tipos:
ü Atenção e rapidez
ü Conquista de objeto
ü Conquista de território
ü Desequilíbrio
ü Reter e Imobilizar
ü Combate
No primeiro momento da aula
teve uma rápida conversa com os alunos sobre o conteúdo da aula daquele dia
A aula do dia 11/08/14 iria
trabalhar com iniciação esportiva, com os jogos de oposição, onde envolve uma
ação de ataque e outra de defesa, os jogos de oposição se dividem em seis
partes, as mesmas mencionadas acima.
A aula foi feita com
brincadeiras lúdicas onde na maioria dos exercícios utilizavam as seis divisões
de jogos de oposição.
Primeira atividade – Mãe e cola.
A pessoa que tivesse colada para ser descolado outro aluno teria que parar a
frente dele e fazer uma saudação de respeito com ele, assim o amigo seria
descolado e poderia continuar a brincadeira.
Atividades abaixo foram de
Ação e Rapidez.
Segunda atividade- Mãe e
cola, a pessoa que for colada terá que ficar de joelhos e esperar um aluno
livre parar a frente dele e se ajoelhar e fazer a saudação para ser descolado,
fazendo isso o aluno é descolado e continua a brincadeira.
Terceira atividade- Mãe e cola,
o aluno que fosse colado irá ficar de cocorinha ( como na capoeira ) e para ser
descolado outro aluno terá que realizar uma passada de perna por cima da cabeça do amigo, assim ele é
descolado e continua a brincadeira.
Quarta atividade- Mãe e
cola, o aluno colado entenderia seu braço a frente e com as mãos abertas, para
ser descolado outro aluno teria que realizar um chute em meia altura na mão do
amigo para descolar, assim ele pode continuar a brincadeira.
Terminando essas tarefas a
professora deu um feedback para nós, que como as atividades são de iniciação os
alunos teriam que buscar a melhor forma de esquivar, nós professores devemos
passar para eles qual a maneira mais certa de tomar a decisão e isso vai levar
uma melhora lá na frente quando for trabalhada a técnicas.
Atividades abaixo são
relacionadas à conquista de território:
Primeira atividade – Pique
Bandeira, os alunos foram divididos em duas equipes, sendo o objetivo roubar a
bandeira da equipe adversaria e trazer para seu campo para defender sua
bandeira a equipe pode imobilizar ou segurar, quem conseguir fazer isso ganha à
rodada.
Segunda atividade- Pique bandeira com bola, os alunos foram
divididos em Homens e Mulheres, objetivo era roubar a bola do campo do
adversário e trazer ela dentro de um circulo feito de cordas, a equipe que
conseguir fazer isso ganha a rodada.
Atividades abaixo são
relacionadas à conquista de objeto:
Primeira atividade- Os
alunos foram divididos em duas equipe, Power Rangers e Bem 10, eles receberam
uma numeração de 1 à 10, tendo cada um
seu numero a brincadeira consistia em chegar o mais rápido em uma bola ao
centro e leva-la ate um circulo, quem chegasse primeiro com a bola no circulo
ganhava.
Atividades abaixo são
relacionadas a Desequilíbrio.
Primeira atividade- Em
duplas, cada um ficaria dentro de um quadrado, o adversário tem como objetivo
retira-lo do quadrado desequilibrando, quem conseguisse remover primeiro do
quadrado ganhava a atividade.
Segunda Atividade- Em
duplas, cada um fica em um quadrado com os braços estendidos para o amigo, o
objetivo era puxar o amigo e retira-lo do quadrado, quem conseguisse fazer isso
ganhava a atividade.
Terceira atividade- Em duplas, o dois alunos ficam sentados com
os joelhos flexionados e encostam pé com pé, objetivo encostar o pé do amigo no
chão desequilibrando, quem atingisse o objetivo primeiro ganhava a atividade.
No final da aula, a
professora apresentou as diversas maneiras de serem trabalhados os jogos de
oposição, também junto as atividades apresentarão outros exercícios, como o de força e
isometria, sendo eles de forma lúdica.
http://www.efdeportes.com/efd141/metodologia-de-ensino-dos-esportes-de-combate.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário